Mineiros iniciam returno do brasileirão de olho na calculadora

O primeiro turno turno do Campeonato Brasileiro chegou ao fim, e as equipes mineiras têm bem definidos quais serão os objetivos na segunda parte da competição. Apesar do início ruim, Atlético, Cruzeiro e América mostram sinais de recuperação e iniciam o returno empolgados, projetando a pontuação necessária para alcançar as metas na parte final da temporada.

Times mineiros fazem as contas para alcançar os objetivos no returno do Brasileiro

Times mineiros fazem as contas para alcançar os objetivos no returno do Brasileiro

Atlético

Após ter conquistado 28 pontos, nas últimas onze rodadas, o Galo entrou de vez na briga pelo título. A arrancada alvinegra fez com que o time saíde da zona de rebaixamento para a vice liderança do campeonato, com 35 pontos, um a menos do que o Palmeiras.

O site Probabilidades no Futebol, desenvolvido pelo Departamento de Matemática da UFMG, acredita que com 72 pontos, um time tem 97% de chances de ser campeão. Desse modo, o Galo, precisaria de mais 37 pontos no segundo turno. Para o Departamento, o time comandado por Marcelo Oliveira tem 22,7% de chances de levantar a taça.

 

Cruzeiro

Com uma campanha muito ruim no primeiro turno do Brasileiro, o Cruzeiro luta para sair da zona de rebaixamento. Sob o comando de Mano Menezes, que assumiu o time há três rodadas, a Raposa vêm dando mostras de recuperação. Apesar de ocupar a 18ª colocação, com 19 pontos, a equipe celeste vem de dois bons resultados, contra adversários tradicionais – vitória sobre o Inter, em casa, e empate com o Corinthians, em São Paulo.

O site acredita que com 43 pontos, uma equipe tem apenas 38% de chances de ser rebaixada. Para alcançar tal pontuação, o Cruzeiro vai precisar marcar mais 24 pontos no returno. Para o Departamento, o Cruzeiro tem 48,2% de ser rebaixado.

Em um cenário mais ambicioso para a Raposa, o time teria que conquistar 43 pontos na segunda parte do Brasileiro, para conquistar uma vaga à Libertadores. Apesar de os 0,51% de chances demonstrarem que a qualificação para o maior torneio do continente é improvável, a reação do time na temporada passada, comandada pelo próprio Mano, permite que o Cruzeiro sonhe com voos mais altos na parte final da competição.

América

O América vive a situação mais delicada entre os mineiros. Na lanterna da competição com 13 pontos, o Coelho está há oito pontos da primeira equipe fora da zona de rebaixamento, o Figueirense. Apesar da péssima campanha, a equipe alviverde dá mostras que pode reagir no campeonato. Depois de ficar nove rodadas sem vencer, a equipe comandada por Enderson Moreira está invicta há três rodadas, incluindo uma vitória sobre o então líder, Santos, na última rodada.

O returno para os mineiros começa no próximo domingo (14), às 11h, com o América enfrentando o Fluminense, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. No mesmo dia, às 16h, o Atlético vai à Vila Belmiro enfrentar o Santos, e o Cruzeiro recebe o Coritiba, no Mineirão.

* Colaborou Lucas Borges

Comments

comments