‘Leite de barata’ será a solução para alimentação no futuro

Rico em proteínas e quatro vezes mais nutritivo que o leite de vaca, o de barata (de uma espécie específica) pode se tornar em um produto fundamental para alimentar a crescente população do planeta, segundo cientistas do Instituto de Biologia de Células-Tronco e Medicina Regenerativa da India, em estudo publicado no Jornal Internacional de Cristalografia.
[sociallocker id=220]
20160728091203274056o
[/sociallocker]
A equipe de pesquisadores indianos descobriu um cristal de proteína dentro da barata da espécie Diploptera punctate, relata o jornal The Times of India. Esta é a única espécie que alimenta seus filhotes com “leite” expelido pelo próprio animal. Cada um destes cristais contém quatro vezes mais proteína do que a mesma quantidade de leite de vaca e também é rico em calorias e aminoácidos.

“Os cristais são um alimento completo, com proteína, gordura e açúcar. As sequências de proteínas têm todos os aminoácidos essenciais”, afirma Sanchari Banerjee, membro da equipe de pesquisadores,m em entrevista ao jornal indiano.

“Se você gosta de comida rica em calorias e de uma digestão gradual e completa, então esta é a opção”, diz o pesquisador Subramanian Ramaswamy, líder do projeto científico indiano.

Obviamente, é impossível ordenhar uma barata. Por isso, os cientistas estão estudando a possibilidade de replicar os cristais de proteínas em laboratórios para se poder lançar a produção em massa. “Não temos 100% de certeza. Mas, se isso ajudar a combater a escassez de alimentos, que afetará já esta geração, nós aceitamos o desafio”, afirmam os pesquisadores na entrevista ao The Times of India.

(com Agência Sputnik)

Comments

comments